Fernando António Nogueira Pessoa é considerado, a par de Camões, o maior poeta da língua portuguesa. Viveu na época do modernismo e a sua principal característica é a heteronímia.
Pessoa levou uma vida bastante conturbada e viveu em muitos sitios diferentes durante a mesma. Deixou-nos uma vasta obra que ainda não está totalmente explorada, dado que a única obra que publicou em vida foi a Mensagem.
Todavia, após a sua morte, foram sendo descobertos diversos e inúmeros manuscritos, tratando desde poesia até ao ocultismo. A herança de Fernando Pessoa é, sem dúvida, um dos maiores tesouros do nosso país.
Num dos seus poemas disse:
"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples. Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus." |
A seguinte cronologia contem essas duas datas fundamentais, juntamente com outras também importantes:
13 de junho de 1888 - Nasce em Lisboa, às 15 horas e 30 minutos, Fernando António Nogueira Pessoa, no quarto andar esquerdo do nº 4 do Largo de São Carlos, em Lisboa.
1894 - Após a morte do seu irmão, Fernando Pessoa cria o seu primeiro heterónimo, "Chevalier de Pás".
1896 - Com apenas 7 anos, Pessoa parte para Durban, na África do Sul. Esta partida deveu-se ao facto de o segundo casamento de sua mãe ter sido com um consûl Português nesse mesmo local.
1905 - Após viver em Durban (África do Sul) durante 9 anos, Pessoa regressa a Lisboa sozinho.
1906 - Matricula-se no Curso Superior de Letras, em Lisboa. Curso este que abandona um ano mais tarde.
1910 - Surge a revista "A Águia", que desempenhará importantes papéis na vida do autor.
1912 - Ocorre a estreia literária de Fernando Pessoa, na revista "A Águia". "A Nova Poesia Portuguesa Sociologicamente Considerada" e "Rescindindo" são as primeiras obras que publica. Ambos os artigos geram grande polémica.
1914 - Surge o mestre Alberto Caeiro (Estreando-se com "O Guardador de Rebanhos") Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Fernando Pessoa passa a escrever poemas dos três heterónimos.
1915 - Primeiro número da Revista "Orfeu", da qual é um dos principais colaboradores. Em Junho sai o 2º e último número da mesma revista. O projecto de Orfeu 3 é concluído, mas não pode ser publicado devido à falta de dinheiro.
1916 - O seu amigo Mário de Sá-Carneiro suicida-se no Hotel "Nice"em Paris. Pensa-se que as razões do suicídio são de origem monetária.
1920 - Fernando Pessoa conhece Ophélia queiroz no escritório "Felix, Freitas e Valladas". O poeta começa a escrever cartas a Ophélia, e em breve inicia-se o namoro entre os dois.
1924 - Surge a Revista "Atena", dirigida por Fernando Pessoa e Ruy Vaz. São publicadas nesta revista varias odes de Ricardo Reis bem como excertos de poemas de Alberto Caeiro.
1925 - Morre a mãe de Fernando Pessoa.
1927 - Passa a colaborar com a Revista "Presença", que será a principal responsável pela publicação da obra de Fernando Pessoa após a sua morte.
1934 - Aparece "Mensagem", o seu único livro publicado em vida.
30 de novembro de 1935 - Morre em Lisboa, aos 47 anos vítima de uma cólica hepática.
Fonte:
Obrigado pela referência. Tenham só em atenção que a Mensagem foi o único livro que Pessoa publicou em vida, em Português, porque ele publicou outros livros em Inglês quando era vivo.
Parabéns pelo site.
De Venâncio jonas tambo a 9 de Março de 2012 às 04:49
Foi poeta mor,condigno,carismático,foi uma pessoa que espirou o mundo através dos seus saudosos manuscritos,penso que ele é o segundo poeta mor após do saudoso luís de camões!
De adelia santos a 22 de Agosto de 2012 às 12:23
Nossa gostei mto dec documentario me ajudou mto no meu trabalho de portugues vlw
De Isabel Custodio Neves a 20 de Julho de 2014 às 18:33
este poeta foi mto inteligente,corajoso valente e determinado,aprendi k a vida è alimentda pela nssa fe e detrminaçao isso prk apos a morte dos seus pais ele continuou a batalhar a vida isso è positivo.
De Anónimo a 19 de Abril de 2016 às 21:01
lol
Comentar post